terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Núcleo Social

Olá! Hoje vou falar um pouco do Núcleo Social que estou participando no meu colégio.
O Núcleo Social compreende desde reciclar e doar até irmos á instituições como asilos e creches.
Já  que também participo do núcleo de edocumunição do colégio (jornal da escola), fui cobrir uma matéria nessa última quinta-feira, dia 17  na Instituição Beneficiente Ação Univida. Escrevi para o jornal e agora vou postá-la para vocês. Ps: Agradeço ao Pablo que me auxiliou na edição da matéria escrita.
...

A sigla Aids significa Acquired Immunodeficiency Syndrome (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). O vírus transmissor desta doença é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo mesmo. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com a corrente sanguínea de uma pessoa.
      Nesta quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011, os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e eu, Rita de Cássia do terceiro ano do Ensino Médio, fomos à Instituição Beneficiente Ação Univida em São Miguel, acompanhados pela professora Cíntia e pelo motorista Silvio.
Atendendo e cuidando de crianças e adolescentes da comunidade portadoras do vírus HIV, o projeto Univida desenvolve um trabalho sócio-educacional com o objetivo de estimular a capacidade de cada pessoa que atendem.
Fomos muito bem recebidos pelos profissionais, crianças, jovens e idosos do local. Conhecemos três instituições do projeto, sendo que uma delas é mantida pela prefeitura e as outras duas mantidas por doações.
      Simone, a colaboradora da instituição, nos acompanhou ao longo do trajeto e nos deu conselhos para a prevenção da Aids. Uso de preservativos durante as relações sexuais e a utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os procedimentos médicos, são formas de evitar-se a doença.
Também nos contou diversos casos da contaminação do vírus e auxiliou a conversarmos com os nossos futuros parceiros sobre o assunto. "A mãe de uma das"nossas" crianças me disse uma vez: - Hoje a minha melhor amiga é a minha calcinha. Não confio em mais ninguém. Confiei no meu melhor amigo, que era meu marido e ele mentiu para mim".
      Depois da conversa que tivemos com a colaboradora, nos dirigimos à Instituição dos Idosos e lá apreciamos o artesanato local assim como o coral da terceira idade, projeto criado pelos idosos em conjunto com o professor de música da instituição.
Foi uma experiência única e muito significativa para cada um de nós. Sugiro a todos os que puderem, que façam uma visita a este lindo projeto repleto de altruísmo.
      Lembrem-se: Sempre use preservativos. Prevenir-se contra a Aids não é somente uma questão de inteligência e sim, de sobrevivência e pensamento a longo prazo.
      Para maiores informações sobre o projeto da instituição Ação Univida, acesse:http://www.acaounivida.org.br.

Em nome de todos os alunos do sétimo ano, Rita de Cássia Leonel Moura- 3º ano A.




Nenhum comentário:

Postar um comentário