quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Trabalho na Construção da Dignidade Humana

Olá! Hoje tive prova do ENEM no colégio e não foi nada fácil, muito cansativo, confesso.
Mas quando chegou a parte da redação fiquei super feliz! O tema era: “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”. E aqui está o resultado de tudo isso:
...

A Grande Utopia

Pensar, argumentar, propor, assinar e colocar em prática. Uma pena não ser exatamente dessa forma.
Desde mil oitocentos e oitenta e oito, quando foi assinada a Lei áurea, acredita-se que a escravidão foi abolida. Uma grande ilusão para aqueles que acreditam nessa hipocrisia, já que nada passou de uma assinatura em um pedaço de papel.
Escravos foram explorados na época Colonial, eram vendidos e exportados nos navios negreiros, foram pisados, injustiçados e pelo visto, nada mudou até os dias atuais.
Somos influenciados pela mídia que nos mostra o mundo maravilhoso em que vivemos, o mundo de ilusões, um mundo que não existe. Somos escravos da sociedade atual, que na verdade, é cheia de diferenças sociais, levando em conta, apenas o capital que temos em nossas mãos.
Todos os dias nós vemos trabalhadores honestos que passam mais de doze horas se esforçando para conseguir dar algo de melhor para a sua família, ou talvez até uma simples pontada de esperança. Mas eles são pisados, humilhados e injustiçados no local de trabalho e quando chegam em casa, vemos um cenário de pobreza e desespero de uma família implorando por uma vida melhor.
Chega! Temos que mudar tudo isso e obrigar aos políticos que eles cumpram o que fora prometido em suas campanhas.
É tamanha a revolta de ver o Brasil ser considerado a quinta maior potência econômica mundial enquanto vivemos na miséria e escravos de nós mesmos, é muita contradição!
Vamos evoluir e dar esperança ao nosso país! Se não mudarmos, acabaremos igual na Idade Média, seremos trabalhadores escravos sem o direito de falar o que pensamos e não podendo mostrar a nossa posição frente a decisões.
Quem não luta pelos seus direitos, não pensa. E quem não pensa, será para sempre um servo.

Rita de Cássia Leonel Moura.

2 comentários:

  1. Passei mal na prova ano passado quando vi esse tema, rsrsr, nem sabia como argumetar :S. Parabéns desenvolveu bem o conceito :D.

    ResponderExcluir
  2. very good!

    continue escrevendo muito bem como está escrevendo, adimiro muito suas idéias =D

    ResponderExcluir