domingo, 10 de abril de 2011

Olhar E Ser Visto: A visão de uma sociedade Romântica, Naturalista e Contemporânea

Já não existem dúvidas de que o MASP é considerado um dos mais importantes museus do Hemisfério Sul, simplesmente pelas suas exposições, seus abrangentes acervos e pela rica quantidade de obras ocidentais. O Museu de Arte de São Paulo tem como principal objetivo Incentivar, divulgar e amparar, por meio de seu alcance, as artes de um modo geral, principalmente as artes visuais, que visam o desenvolvimento cultural da sociedade brasileira.
No dia três de março de dois mil e onze, fui deslumbrar-me da maravilhosa exposição que estava ocorrendo no local: Olhar E Ser Visto. Como esperado, agradou-me por demais e com certeza mostrou-me o doce olhar de uma obra romântica, o azul nas obras revolucionárias francesas, os gigantes retratos do homem da casa e a perplexidade de entendimento de uma obra contemporânea.
Era tamanha a minha curiosidade sobre o acervo. Olhar E Ser Visto celebra a arte dos retratos e auto-retratos desde o século XVI até os dias atuais, mostrando as diferentes técnicas de pinturas que foram se inovando a cada século que passava. São cerca de cinqüenta retratos feitos por mestres da pintura na qual admiramos até os dias de hoje como, Rembrandt, Van Gogh, Goya, Portinari, Velázquez, Picasso, Modigliani, entre outros.
No começo, tudo parecia mais um ponto de interrogação, mas com a observação e explicação de alguns colegas, fui apreciando cada obra que passava por meu olhar interrogativo e atento aos detalhes. Como as obras da época da Revolução Francesa, por exemplo, que visa mostrar tons mais claros, a abundância do azul em suas telas, a natureza ao fundo e mulheres brancas com cabelos cacheados e grisalhos. Até então, o questionamento havia saído de minha mente confusa e a explicação estava frente aos meus olhos repletos de alegria e entendimento.
Garanto que foi um dia especial na minha vida, pois como dito anteriormente, mas não com as mesmas palavras, pude aprender a técnica de observação para uma maior compreensão sobre o mundo em que vivemos. Recomendo a todos, crianças, jovens, adultos e idosos leitores. A exposição que iniciou no dia vinte e um de julho de dois mil e nove não tem previsão de encerramento. Aposto que não vai perder essa grande oportunidade, principalmente aqueles que tem um grande interesse sobre a sociedade em que vivemos. O Masp que se encontra no centro econômico de São Paulo, está esperando pela visita de um amante das artes visuais.

Rita de Cássia Leonel Moura.























A exposição OLHAR E SER VISTO exibe retratos e auto-retratos do Acervo do MASP, entre eles O Escolar, de Van Gogh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário