terça-feira, 3 de maio de 2011

Obra de Arte X Objeto Artístico

Olá leitor! Estou postando uma matéria que escrevi para o Jornal do Colégio Marupiara. A matéria fala sobre os museus que nós, alunos do terceiro ano do E.M visitanos no mês passado e discute a indiferença do homem frente à Arte. Espero que gostem. Boa leitura!

...

Desde o início dos séculos, o homem cresce, aprende, tenta lidar com propostas e desafios. Mas existe um ponto característico em que nós, seres humanos não conseguimos interagir com perfeição: lidar com as nossas diferenças.
Esse é um problema muito discutido desde a Antiguidade até o mundo atual, já que vivemos diante de uma sociedade com grande diversidade cultural, política, econômica e étnica, e para essas diferenças não se chocarem, precisa-se de respeito incondicional e tolerância na sociedade e no mundo globalizado em que vivemos.
A interpretação do que realmente seja a Arte Contemporânea, faz parte da indiferença e do choque que a sociedade leva ao tentar enxergar algo tão diferente sendo considerado Arte.
A arte de linguagem contemporânea, como diz o crítico Alberto Beuttenmuller, “É aquela que traz as influências características da nossa época: são as performances, as ocupações de espaço, as instalações, as interferências e a arte virtual. Quase todas efêmeras e circunstanciais”. A Arte Contemporânea é um grande desafio, já que tenta “desconstruir” o ideal “Obra de Arte”( Por função artística se entende a representação de um símbolo, do belo) e mostra que a arte não é apenas uma pintura colocada em qualquer moldura e pendurada em uma parede. A arte vai além de tudo isso, ela mostra o “Objeto Artístico”( O objeto artístico se liberta de sua base, do pedestal, do paralelismo à parede, trabalha mais com o espaço como elemento da linguagem plástica) que tem como objetivo principal à interação do ser humano para com o objeto.
No dia treze de Abril de dois mil e onze, nós, alunos do 3º ano do Ensino Médio tivemos o compromisso de visitar o Museu da Casa Brasileira, uma casa com obras tradicionais voltadas para as obras Vitorianas, período do Arcadismo e fase em que o homem queria uma maior proximidade com a natureza, expressando suas emoções e seus sentimentos frente ao cenário. O Museu Expõe exemplares do mobiliário dos séculos XVII ao XXI, mas também abre espaço para mostras temporárias do que se produz na atualidade em objetos e design pelos quatro cantos do Brasil e do mundo.
No mesmo dia, visitamos mais dois museus com características bem diferentes do primeiro, o Mis e o Mube, ambos os museus mostram a Arte Contemporânea em suas exposições. A grande diferença foi que no Museu da Casa Brasileira, nós, alunos, tivemos que observar a Obra de Arte e compreende-la. Já nos museus Contemporâneos, foi o Objeto Artístico que interagiu conosco, colocando-nos de certa forma como parte da Arte, para que ela fosse realizada com sucesso. Entende-se que nós, seres humanos, fazemos parte da exposição, e absolutamente nada iria ocorrer caso não tivéssemos interagido com o Objeto e assim, colocando-o em prática e nos levando à reflexão.
Portas se abrindo na parede, palavras aparecendo em grãos de areia, vídeos que se movem com o simples toque do observador, um bosque que ao sentarmos, as sombras das árvores se retrocedem e apenas a sombra do nosso corpo permanece, operações matemáticas sendo realizadas enquanto nos movimentamos e luzes acendendo, apagando e piscando conforme um simples gesto realizado pelo espectador. Isso se chama Contemporâneo. E o Contemporâneo faz parte da nossa vida atual.
E agora o que não se cala é uma simples questão: Quando o homem vai deixar as suas diferenças de lado e compreender que a Arte pode ser representada de diversas formas?
O Contemporâneo é sim uma Arte. Aquela que vai além dos tempos, aquela que é temida, desafiada, e desconfiada por todos. Aquela que mostra que ser diferente é legal e que nem tudo o que é imposto pela a sociedade tem que ser ouvido. A Arte é você quem faz, é você que participa, é você quem constrói.  Ela representa o novo e é exatamente formada por diversas partes, sendo elas, o movimento, a estrutura e até a forma, mas o que mais importa é que uma dessas partes,é você.

Em nome de todos os alunos do terceiro ano do E.M, Rita de Cássia Leonel Moura- 3º Médio A. ( Agradecimentos à Arissa, Letícia, Fernanda, Bianca e Carlos Augusto- alunos do 3º ano que auxiliaram na revisão e nas idéias para que a matéria fosse completa. Agradecimentos também aos professores Amanda e Gustavo que explicaram sobre a Arte Contemporânea ao longo de suas aulas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário